top of page

Timeline Erasmus+ 2021/2022

Primeira Fase:

29 de março a 02 de abril: Primeira fase de candidatura ao Programa Erasmus+.

09 de abril: Lançamento das colocações da primeira fase.

09 a 11 de abril: Verificação dos resultados da primeira fase.

12 a 13 de abril: Aceitação das vagas da primeira fase.

26 a 30 de abril: Formalização das candidaturas da primeira fase. (SGAE - Dra. Lucília Rocha)

Segunda Fase:

19 de abril: Divulgação das vagas sobrantes.

20 a 23 de abril: Segunda fase de candidatura ao Programa Erasmus+.

29 de abril: Lançamento das colocações da segunda fase.

30 de abril a 1 de maio: Aceitação das vagas da segunda fase.

06 a 10 de maio: Formalização das candidaturas da segunda fase. (SGAE - Dra. Lucília Rocha)

28 de maio: Publicação dos resultados finais. 

15.06.2021

Mobilidade Estágio Investigação | Erasmus+

 

Informam-se os estudantes que se encontra disponível uma vaga para:

  • Instituição: Université de Paris-Sud;

  • Período: 6 meses (no mínimo) a 1 ano;

  • Candidatos: diplomados/ estudantes que frequentem MICF.

 

Os alunos que estejam interessados devem contactar a Prof.ª Doutora Margarida Borges através de mborges@ff.up.pt.

30.04.2021

Aceitação da Colocação

Aceitação de Colocação 2ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Todos os estudantes devem declarar, entre o dia 30 de abril e 1 de maio,  se aceitam ou não a vaga que lhe foi atribuída preenchendo este formulário.

 

Caso os estudantes tenham concordado com alguma troca com outro colega, devem indicar exatamente qual a troca acordada, isto é, que vaga lhe havia sido atribuída e qual a vaga e nome do colega com quem troca.

Este formulário é de preenchimento obrigatório para todos os colocados. 

29.04.2021

Colocações ERASMUS+ Estudos
Colocações ERASMUS+ Estágios

Colocações 2ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Os seguintes documentos contêm as Colocações relativas à 2ª Fase do Programa de Mobilidade Erasmus+ 2021/2022, nas vertentes de Estudos e Estágio Curricular.

22.04.2021

Formalização de Candidatura | Erasmus+

 
A formalização da candidatura requer o preenchimento do formulário de candidatura disponível no SIGARRA, devendo para o efeito ser consultada a seguinte informação:

  • Instruções para preenchimento formulário SIGARRA/Tutorial

  • Modalidades de Estágio (Contrato de Estágio)

- Farmácia Hospitalar (FH)

- Farmácia Comunitária (FC)

- Investigação (Inv.)

  • Contactos Instituições Parceiras

 
Após preenchimento do formulário de candidatura, o mesmo deverá ser colocado em upload no SIGARRA, assinado e datado pelo candidato, no item “Formulário de Candidatura – Contrato de Estudos/Estágio e Compromisso de Reconhecimento Académico”.

 

O candidato deverá ainda digitalizar e submeter no SIGARRA os seguintes documentos:

  1. Fotocópia do cartão de cidadão.

  2. Fotocópia do cartão de contribuinte.

  3. IBAN da conta bancária (documento bancário ou documento emitido pelo multibanco).

  4. Currículo Vitae em inglês (modelo europass).

  5. Cartão Europeu de Saúde (ou demonstração do seu pedido). No caso de ser efetuado o upload do comprovativo do pedido, o candidato deverá realizar o upload do cartão após a sua receção.

 
As candidaturas só serão validadas depois de o candidato digitalizar no SIGARRA os documentos acima indicados e colocar em upload o formulário de candidatura devidamente assinado e datado.

 

No caso das candidaturas à mobilidade de recém-diplomados, a validação da candidatura depende ainda do upload do comprovativo do seguro e da certidão de conclusão do grau.
 
Nota: Os estudantes colocados no âmbito do Programa Erasmus+ Estudos receberão uma mensagem via email com as instruções para a formalização da candidatura, após aprovação do plano de estudos pelo Coordenador de Mobilidade da Faculdade.

 

Qualquer dificuldade no processo de formalização deve ser reportada para o
seguinte email: lrocha@ff.up.pt.

20.04.2021

Candidatura a ERASMUS+ Estudos
Candidatura a ERASMUS+ Estágios

2ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Os seguintes formulários servem para os alunos se candidatarem ao programa ERASMUS+ no ano letivo 2021/2022. Devem ser preenchidos consoante o tipo de Erasmus pretendido. 

As candidaturas encontram-se abertas até 23 de abril.

19.04.2021

Mapa de Oportunidades 2021/2022

Mapa de Oportunidades 2ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Este ​documento é resultado de parcerias e contactos da Faculdade de Farmácia com outras instituições. É de salientar que são apenas "oportunidades", sendo que não é garantido que os alunos fiquem com as vagas aqui expostas.

12.04.2021

Aceitação da Colocação

Aceitação de Colocação 1ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Todos os estudantes devem declarar, entre o dia 12 e 13 de abril,  se aceitam ou não a vaga que lhe foi atribuída preenchendo este formulário.

 

Caso os estudantes tenham concordado com alguma troca com outro colega, devem indicar exatamente qual a troca acordada, isto é, que vaga lhe havia sido atribuída e qual a vaga e nome do colega com quem troca.

Este formulário é de preenchimento obrigatório para todos os colocados. 

10.04.2021

Mensagem Professor Agostinho Almeida | Erasmus+

"Caros estudantes,

Acabam de ser lançados os resultados da candidatura a Erasmus 1.ª fase.

Nós compreendemos o interesse, às vezes a necessidade, que muitos têm de irem para um determinado destino na companhia de algum colega em particular, seja para se sentirem mais seguros, seja por questões de partilha de alojamento, etc. Sendo assim, todas as trocas diretas entre dois estudantes são permitidas. Basta que os dois nos informem por email de que acordaram essa troca.

O que interessa é que todos consigam ir de Erasmus, para o destino pretendido e, se for o caso, com a companhia pretendida. Tratem disso entre vocês!"

09.04.2021

Verificação da Colocação

Verificação de Resultados 1ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Terminada a 1ª Fase de Candidaturas, procedeu-se à seriação dos candidatos de acordo com as regras presentes no Regulamento ERASMUS+ FFUP (que se encontra disponível abaixo) e à atribuição das vagas, de acordo com as preferências declaradas pelos candidatos e o Mapa de Oportunidades.

Antes do Período de Aceitação formal das colocações atribuídas, há o Período de Verificação, que serve para serem esclarecidas dúvidas ou se fazerem correções relativas à vaga atribuída. 

Serve este formulário para esclarecer e corrigir eventuais problemas. Estará disponível até ao dia 11 de Abril.

09.04.2021

Colocações ERASMUS+ Estudos
Colocações ERASMUS+ Estágios

Colocações 1ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Os seguintes documentos contêm as Colocações relativas à 1ª Fase do Programa de Mobilidade Erasmus+ 2021/2022, nas vertentes de Estudos e Estágio Curricular.

01.04.2021

Mensagem Dra. Caroline Edwards | Clinical Governance Pharmacist, Whittington Health

"We have been a part of the ERASMUS  programme with University of Porto for 10 years this year!

Because of the Brexit situation and the Covid  pandemic we feel that we cannot commit to taking any students (assuming that the ERASMUS programme would allow them to come to the UK but my understanding is that ERASMUS students can come here but we cant send our students to the EU on this scheme)  this year.

I am retiring this summer and my colleague  Minal Shivaanand  will take over   the  Education and Training  responsibilities.

 

I would suggest that you contact Minal  either later this year or early in 2022  to  check  our situation  for the future

 

It has been fantastic to work  with you and the University of Porto over the years and we have benefited from all those Portuguese  Students input into our department . Some have returned to us as qualified pharmacists!"

31.03.2021

Instruções para a Elaboração de um Plano de Estudos

Plano de Estudos | Erasmus+ Estudos

O documento apresentado contém as instruções para a elaboração de um Plano de Estudos para os estudantes que pretendem realizar o programa Erasmus+ na modalidade de Estudos.

29.03.2021

Candidatura a ERASMUS+ Estudos
Candidatura a ERASMUS+ Estágios

1ª Fase de Candidaturas | Erasmus+

Os seguintes formulários servem para os alunos se candidatarem ao programa ERASMUS+ no ano letivo 2021/2022. Devem ser preenchidos consoante o tipo de Erasmus pretendido. 

As candidaturas encontram-se abertas até 2 de abril.

26.03.2021

Mapa de Oportunidades 2021/2022

Comunicado Professor Agostinho Almeida:

 

"Caros estudantes,

Encontram aqui o Mapa de Oportunidades para Mobilidade Erasmus em 2021/22. São seguramente insuficientes, sobretudo na área da Farmácia Hospitalar, mas foi o que se conseguiu, numa tarefa este ano dificultada pelo contexto de grande imprevisibilidade que se vive devido ao problema da pandemia de COVID-19.

Volto a realçar o seguinte (já bem salientado na sessão de esclarecimento realizada em 26 de fevereiro passado):

  1. Isto não é um “mapa de vagas”, como quando se candidataram ao ensino superior. É um mapa com a indicação de instituições que têm aceitado estudantes da FFUP para ESTUDOS e para ESTÁGIOS (em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar ou Investigação) em anos anteriores.

  2. Nenhuma destas “oportunidades” ("vagas”), em particular as de Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar, são uma “colocação” garantida. Significa simplesmente que a instituição parceira vai desencadear a procura de colocação juntos dos hospitais e farmácias da região após indicação oficial por parte da FFUP de que temos estudantes interessados.

  3. Excetua-se naturalmente o caso dos Estudos, em que o número de vagas é mais ou menos “seguro”, porque são fixadas através de um acordo interinstitucional entre a FFUP e a instituição parceira.

  4. Notem que as instituições parceiras, para conseguir colocações em Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar, têm de as pedir aos hospitais e farmácias da região. E podem não conseguir. E mesmo no caso das vagas para Investigação, também é preciso que lá, na instituição parceira, esteja alguém (professor / investigador) disponível para acolher o estudante no período por ele pretendido e na área de investigação por ele pretendida. Tem, portanto, de ser tudo “negociado” com a instituição parceira.

  5. Nós (Coordenação de Mobilidade) tentamos ter a informação mais fiável e atualizada possível. Por isso, foi pedida a todas as instituições parceiras, no início de fevereiro passado, que confirmassem a oferta de colocações para o próximo ano. Na última coluna do Mapa, à direita, assinalam-se (a verde) as instituições que responderam. Naturalmente, é onde é mais seguro que consigam uma colocação.

  6. Como se vê, muitas instituições não responderam. Nesse caso, as vagas para Estudos não estarão em causa (ponto 3), mas de resto só podemos indicar que têm disponibilizado colocações em anos anteriores. Para esta nova campanha, não sabemos. (Passada esta fase formal de candidaturas, vamos permitir que quem quiser “insistir” com essas instituições o possa fazer diretamente).

  7. Em muitos casos não é indicado um número de “vagas” (colocamos um asterisco) porque a instituição parceira apenas nos disse que, se houver interessados, pode tentar arranjar colocações, não tendo definido o número de colocações que tentará arranjar. Quando é indicado um número, isso corresponde ao máximo de colocações que eles se comprometeram a tentar conseguir.

  8. Há um pequeno conjunto de vagas de Investigação que estão assinaladas com [XX]. Correspondem às chamadas "vagas tuteladas", isto é, são vagas que dependem de "nomeação" por parte de um Professor. Os estudantes interessados devem contactar esse Professor diretamente. (Código dos Professores: SR = Prof.ª Salette Reis | LP = Prof.ª Luísa Peixe | AC = Prof.ª Anabela Cordeiro | MB = Prof.ª Margarida Borges). É ele quem decide se vai ou não alguém para essa instituição, e quem faz a seleção, no caso de haver vários interessados. De qualquer modo, esses estudantes também devem preencher o Formulário de Candidatura, de modo a constarem na lista final seriada a enviar à Reitoria para atribuição de Bolsa.

  9. Relembro que a nossa “obrigação” (Coordenação de Mobilidade) – como destaquei bem na sessão de esclarecimento – é simplesmente: i) saber quem quer ir de Erasmus; ii) validar as candidaturas e iii) elaborar uma lista seriada (de acordo com os critérios que bem entendermos) para enviar para a Reitoria (com vista à atribuição de Bolsa). Leiam, por favor, os Regulamentos (Estudos e Estágio), disponíveis aqui no site do GREX.

  10. Quem tem de encontrar o local para ir de Erasmus é o próprio estudante. Nós estamos a tentar ajudar nessa tarefa, e não podemos assegurar nada. Porque (tirando os Estudos), nem a própria instituição parceira o pode fazer, pelos motivos expostos no ponto 4.

  11. Relembro por fim que, quem encontrou uma colocação para Estágio de modo próprio tem, de qualquer modo, de preencher o Formulário de Candidatura, de modo a constar na lista final seriada a enviar à Reitoria para atribuição de Bolsa. Indica “vaga própria” e o período, tipo de estágio e instituição que o aceitou.

  12. Passada em fase formal de candidaturas, será dada a indicação às instituições parceiras de quem foi nomeado para ir para lá. Esperamos que todos sejam aceites. Aqueles que tiverem o azar de alguma coisa correr mal e os restantes interessados em ir de Erasmus, mas que não tenham conseguido uma colocação nem na 1.ª nem na 2.ª fase de candidaturas, podem sempre continuar a procurar de modo próprio e com a nossa ajuda (por exemplo, por vezes há desistência, e nós anunciaremos isso aqui no site do GREX). Haverá sempre a possibilidade de enviar mais tarde a candidatura para a Reitoria. O importante é conseguir o local para “ir de Eramus”. "

23.03.2021

FAQ Erasmus+
Modelo de Carta - Erasmus+

Outros Documentos | Erasmus+

Os documentos apresentados servem para esclarecer dúvidas relativamente ao programa ERASMUS (FAQ Erasmus+) e para validar o facto do estudante pertencer à faculdade (Modelo de Carta - Erasmus+).

O último deve ser completado com o respetivo nome e, posteriormente, ser enviado ao Professor Agostinho Almeida (aalmeida@ff.up.pt).

23.03.2021

Erasmus+ Farmácia Hospitalar - Universidade de Antuérpia

A Universidade de Antuérpia não irá tratar de fornecer estágios em Farmácia Hospitalar, pelo que os estudantes que pretendem realizar estágio na região devem contactar diretamente os hospitais.

04.03.2021

Lista de instituições que não devem ser contactadas 

Lista de Instituições que não devem ser contactadas diretamente pelos estudantes

Este documento contém a lista de instituições que NÃO DEVEM SER CONTACTADAS diretamente pelos estudantes, uma vez que são instituições com as quais existe uma colaboração anterior e, por isso, já foram contactadas oficialmente pela FFUP.

Nota: Para além das faculdades, também não devem ser contactados hospitais na mesma cidade, uma vez que é junto destes que a instituição parceira procura as vagas que disponibiliza à FFUP. Se for doutra cidade, mesmo que muito próxima, não existe problema.

 

Podem ser realizados contactos para estágios noutras áreas (por exemplo, empresas/indústria…). Nesse caso, podem realizar os contactos que quiserem, onde quiserem, mesmo que na mesma cidade. 

01.03.2021

UK_iStock.jpg

Mobilidades Erasmus+ para o Reino Unido

Na convocatória do Programa de Erasmus+ 2021/2022, as mobilidades para o Reino Unido devem ser realizadas e concluídas até 31 de maio de 2022.

 

Assim, só são elegíveis mobilidades que terminem até 31 de maio de 2022.

26.02.2021

Regulamento ERASMUS+ FFUP

Regulamento ERASMUS+ FFUP

Este documento descreve como funciona o processo de ERASMUS+ na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto para o ano letivo 2021/2022.

26.02.2021

Normas de Candidatura Estudos
Normas de Candidatura Estágio

Programa ERASMUS+

Normas de Candidatura U. Porto - 2021/2022

Aqui encontras as Normas de Candidatura aplicáveis à mobilidade de Estudantes e de recém-diplomados da U. Porto para o ano académico de 2021/2022.

Nota: Existem normas para mobilidade ESTÁGIO e normas para mobilidade ESTUDOS.

26.02.2021

erasmus.png

Sessão de Esclarecimento ERASMUS+

A 26 de fevereiro de 2021 pelas 17h, realizou-se uma Sessão de Esclarecimento ERASMUS+ 2021/2022, a qual contou com a presença do Coordenador de Mobilidade na FFUP, Prof. Doutor Agostinho Almeida, da Técnica Adstrita aos Programas de Mobilidade do SGAE (Serviço de Gestão Académica e Expediente), Dra. Lucília Rocha, dos Membros do Departamento de Relações Internacionais da AEFFUP, Inês Ferreira e Inês Lascasas, e Dra. Luísa Capitão, do Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da U. Porto.

bottom of page